quinta-feira, março 09, 2006

Deus...

Deus... é tão somente uma palavra criada por aqueles que não têm esperança nos outros nem confiança em si próprios...

12 comentários:

hcg disse...

Deus está em todos nós. Por isso temos esperança em todos os que nos rodeiam e confiança em nós próprios

hcg disse...

Se não questionasses a existência de algo mais não terias procurado um fundamento para a (não) existência de Deus. Eu cheguei a uma conclusão. Tu chegaste a outra. Ninguém errou mas eu estou em paz com a minha escolha e com a que os outros fizeram. Tu não.

hcg disse...

Ralmente eu não me considero superior aos outros ao ponto de sentir que os posso julgar... :-b

hcg disse...

Os sentimentos não são explicáveis por palavras pelo que a argumentação só pode existir dentro de uma só pessoa contra si própria. Só aí é que se chega a um consenso. Cérebro contra coração. Tudo se resume a isso.

hcg disse...

Conheces as origens e propósitos do amor? E do ódio? Se sim, então responde. Se não, então porque amas e odeias? Já agora define tudo isso com coerência. Ou será que não acreditas nisso? Se não consegues definir uma coisa por palavras então partes do pressuposto que ela não existe, não é? Então explica a tua existência. Ou será que não existes? Podes procurar mas ainda não tens resposta, pois não? Talvez quando a encontrares notes que perdeste a tua vida à procura. Isso é assim tão bom? Pessoalmente prefiro viver a vida a tentar explicá-la, muitas vezes sem sucesso. Podes argumentar dizendo que há pessoas que arduamente procuram e investigam. Enquanto não descobrem nada o que vais fazer? Coçá-los com força? Não podes contrariar a minha crença hoje, tal como eu não posso contrariar a tua descrença, uma vez que nenhum de nós tem provas físicas. E provavelmente nunca o conseguirás fazer enquanto fores vivo! Logo para quê insistir no assunto? Para quê perderes o teu tempo nisso se na realidade só me estás a tentar convencer a aceitar a ateísmo como nova religião. Não ignoro as pessoas à minha volta porque sou cristão e respeito as suas crenças. Porque não podes tu fazer o mesmo? Será que não tens esperança nos outros nem confiança em ti próprio para o fazer? (obrigadinho pelas palavaras que me faltavam para acabar o comment...)

hcg disse...

1º ideias e crenças não são sinónimos.
2º mesmo que nunca se tivesse ouvido falar em nada relacionado com Deus, eu acreditaria com todas as forças do meu ser que alguém olha por nós, ajudando-nos e ensinando-nos sempre que é preciso através da vida. Não baseio a minha crença na bagagem cultural.
3º essa questão do amor não é bem assim (amor da mente versus amor do coração) mas ralmente o tópico não é para aqui chamado. Estava só a dar um exemplo.
4º não sabes o porquê do amor mas acreditas. Não sei o porquê de Deus, mas acredito. Afinal qual é o problema?
5º os animais andam unidos e, segundo estudos científicos, não se pode considerar que sintam amor: só cio. Porque somos nós diferentes?
6º Acreditas no amor, ódio e em ti próprio, não é? Minimizas tudo isso porque referi como sendo "coisas". São também assuntos controversos (não tu em concreto mas o Homem, lol). Nem os católicos são capazes de considerar Deus superior em alguma forma a tudo isso! Mas tu lá tens a tua opinião...a tua visão das coisas... e o português é uma língua muito traiçoeira...
7º Gostei do que respondeste em relação á existência humana. Esta rasteira que ultrapassaste indicou-me que a discussão continua racional e não é mera teimosia. Caso contrário, não valeria a pena continuá-la...
8º Uma visão implica um assunto com o qual não se está de acordo, uma tese que explique porquê e uma alternativa. Tu só atacaste. Considero que a tua visão só se viu nos comments e muito pouco desenvolvida (acredito que tenhas mais para falar do que aquilo que li). Se não tivesses feito comments aquelas tristes linhas seriam consideradas um simples insulto e desrespeito para com os católicos e a tua visão não existiria. Só existiria uma vontade de chatear quem não te chateia.
9º Não te acusei de ignorares as pessoas mas sim de não respeitares as suas crenças (uma vez mais o português é traiçoeiro). No entanto, tu acusaste, logo no post, que pessoas como eu perderam esperança nas outras pessoas. E isso é que não deve ser repetido!
10º Não te preocupes que eu estou calmo e satisfeito. Acho sempre bom poder-se falar dos assuntos sem tabus. Tens é que aprender a introduzir tópicos porque caso contrário parece que só queres falar com ateus que concordem contigo. :-b

PS: tinha que chegar às 10... lol

Jtcs disse...

Arranjem um quarto!!! E, por favor, não analisem isto religiosamente ou por qualquer outra ciência não comprovada!!

hcg disse...

1º Uma crença não envolve só o pensamento por isso não pode ser justificada só através da razão. Daí a dificuldade que eu tenho para te tentar fazer compreender o porquê de acreditar. Não estou com isto a "puxar-te" para o catolicismo. Estou só a tentar que tu percebas que é por causa disso mesmo que os teus argumentos, quando mal justificados, podem ser considerados insultuosos. Porque se percebesses isso, abordavas a questão doutra forma. Não estarias de acordo mas não me obrigavas a justificar sentimentos. É mesmo isso que não me leva a questionar a Sua existência;
2º Agradeço isso. Estamos os dois a aprender. A necessidade existe sempre. A forma de a saciar é que é distinta.
3º Vai ao outro blog que isto agora está a ficar moda e mete-te ao barulho. Preciso de opiniões para continuar a aprender.
4º Concluo então que não sabes a resposta. Também eu não em relação a ambos os tópicos. Logo não vale a pena insistir nisso.
5º Já deves ter notado que um animalizinho invadiu a conversa. Se ele parasse de se armar em parvo com as tretas do "mas eu não sei!" e se envolvesse a sério na conversa, teria a sua piada. Foi este macaco que destruiu com vigor o meu argumento: não só sou obrigado a admitir que os animais de estimação amam como também que outras espécies matam-se por amor (a fêmea mata o macho depois da cópula, por exemplo). Sabes tanto quanto eu! No entanto, eles não pensam. Aparentemente foram destruídos dois argumentos...
6º Isto não passa de um jogo de palavras, daí a confusão. Eu também não minimizei, generalizei. E não. Não O considero superior às outras variáveis. Agora mandar vir porque usei a palavra "coisa" à falta de melhor (não me lembrei)... Francamente... E como é que eu defino com coerência uma crença?
7º O tópico 7 es finito!
8º Já o disse e volto a dizer: para mim não há post. Também comentaste o meu comment, não foi? Tens tanto para a argumentar quanto eu. E nós estamos a desenvolver o tópico! Quanto ao atacar pensa assim: queres vender peixe mas só dizes para não comprarem o do lado, não falas do teu. Como é óbvio não me estás a tentar "puxar" mas também não me mostras os teus argumentos a favor da tua visão. Só falas dos arguementos contra a minha crença.
9º Opinião é difernte de crença. A tua crença é não acreditar? Se assim é, então não falarei de Deus contigo. Pera lá... Eu não comecei esta conversa! De facto, eu nunca incitei esta conversa nem mandei indirectas que pudessem conduzir à mesma. Porque será?? Talvez por receio de não te respeitar? Agora que começou não me arrependo. Mas como já referi, a tua visão é uma crítica a uma crença, uma crença assenta em sentimentos, logo poderia sentir-me insultado. Não é o caso porque te conheço e sei que não é esse o teu objectivo.
10º Com o 9º acho que dá para perceber porque escrevi aquilo.

Anónimo disse...

Ya kem acredita em Deus é pk n tem + nd em k acreditar, ms n condeno kem é crente...se os faz + feliz...é lá com eles..eu prefiro viver consciente d k td o k faço vem d mim e da influência dakels k m rodeiam por ixo..ter noçao de kem se é é bom, ms kd n se tem...deus poder ajudar OK sejam crentes se ixo vos der força e coragem pa encarar as coisas!! Em momentos dificies 1 amigo dá smp jeito! se exe amigo fôr deus, mlhor!! e tnh dito :p ******** kata

Anónimo disse...

HENRIQUE, acho que comparares o ser humano quando sente amor a um animal com cio é completamente rídiculo...Ah, e sabes que mais?segundo estudos cientificos, feitos certamente por pessoas que percebem muito mais do assunto do que nós, os animais nao sentem apenas o instinto inerente para procriar...claro que não sao todos mas a maioria...looool.Um abraço!

Ps-acho que a fosse "conversa" sobre as diferentes visões é extremamente interessante...porque não continuar?

Anónimo disse...

dá-lh henrique...

Anónimo disse...

A palavra de deus ela é tao poderosa que ela fala por si só eu poderia responder todas as suas perguntas mas a biblia ela ja responde por si propria pq as palavras que estão contidas nelas são a palavra de deus,
Aí voces podem falar que foram escritas por um homem sim mas estes homens estavam cheios do espirito santo de deus
pois se isto não fosse verdade o que a biblia diz a respeito dos ultimos tempos que jesus disse q teria muitas mortes pai matando filho, guerras, miseria e mtos se esfriariam na fe e isso foi dito por jesus faz mais de 2000 anos isto esta acontecendo hoje.

Segue um trecho da biblia:

(I Corintios 1:18) - Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.
(I Corintios 1:19) - Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, E aniquilarei a inteligência dos inteligentes.
(I Corintios 1:20) - Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo?
(I Corintios 1:21) - Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação.
(I Corintios 1:22) - Porque os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria;
(I Corintios 1:23) - Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos.
(I Corintios 1:24) - Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus.
(I Corintios 1:25) - Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.
(I Corintios 1:26) - Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados.
(I Corintios 1:27) - Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes;
(I Corintios 1:28) - E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são;
(I Corintios 1:29) - Para que nenhuma carne se glorie perante ele.
(I Corintios 1:30) - Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção;
(I Corintios 1:31) - Para que, como está escrito: Aquele que se gloria glorie-se no Senhor.